FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Mt 18,21–19,1)(12/08/21)
 
Caríssimos, a verdadeira paz é fruto da misericórdia e do perdão que recebemos e concedemos; quem não perdoa vive doente espiritualmente da alma e do corpo, isto é, jamais tem sossego algum, porque vive atormentado sofrendo os efeitos do rancor, ressentimento, ódio, desejo de vingança e tantos males físicos e psíquicos difícil de enumera-los, advindos da falta de perdão. 
 
Por isso, tais pessoas vivem sempre mal humoradas, reclamam de tudo e de todos, julgam mal e falam mal; são tendenciosas e manipuladoras, verdadeira pedra de tropeço de qualquer relacionamento. Pelo contrário, os que perdoam sentem-se livres de todos esses males, porque em suas almas só tem espaço para a misericórdia de Deus com a qual perdoa os seus algozes como o fez Jesus no alto da cruz: "Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem." (Lc 23,34a).
 
No Evangelho de hoje Pedro se aproximou de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Ora, para Pedro, esse é o limite máximo da tolerância, o que passa disso é motivo de intriga, briga, desentendimento, e tudo o que destrói as relações interpessoais. Por isso, "Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete."
 
Em outras palavras, é o perdão sem limites quem fundamenta a tolerância e as relações interpessoais, porque ele é sempre fonte de reconciliação e de paz, sobretudo para os que perdoam, mesmo que seus algozes não aceitem nem mudem de atitude. Mas, atenção, o perdão não elimina a justiça, porém, a pode atenuar e até levar os ofensores ao arrependimento e a conversão, para não incorrer em erros mais graves, como o orgulho, a arrogância e a prepotência, que são a causa da morte da alma. 
 
Portanto, caríssimos, se quisermos viver em paz, o Senhor Jesus nos ensina que o perdão é a fonte da verdadeira paz. Porque quem não perdoa carrega na alma os pecados e toda a negatividade dos ofensores; ao contrário, quem perdoa sempre, os apaga, eliminando-os de sua vida, pois é Deus quem perdoa por meio de nós, porque o perdão é um dom de Deus, é um exorcismo, uma fonte inesgotável de cura e libertação.
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 13/08/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras