PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Mt 9,9-13)(21/09/21).
Caríssimos, hoje a Igreja celebra a Festa do Apóstolo são Mateus, que ao ouvir o chamado do Senhor: "Segue-me." Não duvidou, não lhe disse nada, apenas levantou-se, deixou tudo e o seguiu, tornando-se um perfeito exemplo para todos os homens e mulheres que escutam o chamado do Senhor e o seguem fielmente.
De fato, assim como fez com Mateus, o Senhor Jesus continua chamado seus seguidores nas mais diversas situações de vida, bem como Ele disse aos Fariseus que o criticaram "por comer com cobradores de impostos e pecadores: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.
Comentando esse Evangelho, disse o Papa Francisco: «A primeira condição para a salvação é sentir-se em perigo; para ser curado é sentir-se doente. E sentir-se pecador é a primeira condição para receber o olhar misericordioso do Senhor. E nós também quando sentimos esse olhar sobre nós; é o olhar do amor, o olhar da misericórdia, o olhar que nos salva. Não tenhamos medo." Basta correspondermos ao Seu divino olhar como o fez são Mateus.
De fato, se analisarmos o nosso viver, certamente sentimos em algum momento, a presença do Senhor Jesus nos chamando principalmente em meio às nossas misérias ou em meio ao vazio por conta dos nossos pecados. No entanto, o Senhor Jesus não olha a nossa condição, mas sim, a nossa recuperação, ou seja, a nossa volta ao estado de graça.
Portanto, caríssimos, a resposta imediata e decisiva de são Mateus representa uma ruptura do seu projeto existencial, a libertação do apego às riquezas deste mundo, e a certeza, vinda do Senhor Jesus, de que havia tomado a decisão certa.
Destarte, tal resposta exprime a fé com a qual se confiou inteiramente ao Senhor com quem condividiu o grande projeto da salvação da humanidade, e isso realmente se confirmou pelo Evangelho que escreveu e pelo martírio que sofreu em honra do seu Mestre e Senhor.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 21/09/2021
|