FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Lc 10,38-42)(05/10/21)
 
Caríssimos, na vida estamos sempre aprendendo e assim será até o dia em que Deus nos chamar no último instante do nosso viver; de modo que, quando aprendemos as lições da vida eterna que Ele nos ensina facilmente chegamos à perfeição que tanto precisamos para nos sentir seguros na sua presença praticando o bem que de antemão preparou para sermos santos como Ele é Santo.
 
No Evangelho de hoje, logo após a história do Bom Samaritano, Lucas coloca a visita de Jesus a Marta e Maria, com uma intenção precisa. A parábola do Bom Samaritano nos ensina como recebemos o ser humano; a visita de Jesus à casa de Marta e Maria nos ensina como recebemos a Deus. Ao próximo acolhemos por meio do serviço em sua necessidade; enquanto que a Deus acolhemos por meio da primazia da escuta. 
 
As figuras de Maria e Marta representam duas atitudes possíveis: a atitude de Marta, que é a personificação daqueles que servem a Jesus de acordo com a própria vontade. Marta o acolhe da maneira como pensava, ou seja, com uma série de disposições e obras, enquanto Jesus gostaria de ser acolhido por meio da primazia da escuta. 
 
De fato, a escolha de Maria torna-se muito interessante e preciosa graças ao contraste - a palavra deve ser tomada em sentido bem natural - como o que sua irmã diz e faz. Interessante não porque o que Marta faz deve ser desprezado, na verdade, é um serviço muito precioso e até aquele momento Jesus a deixou faze-lo sem lhe dizer nada; porém, é preciosa porque Maria está ali para nos lembrar de forma concreta estas palavras de Jesus: "O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus." 
 
Portanto, caríssimos, servir aos outros por amor a Deus é uma honra, não um fardo. Vamos servir com alegria, como a Virgem Maria serviu a Isabel ou no casamento em Caná; ou como Jesus ao lavar os pés dos Apóstolos na Última Ceia. Em suma, sirvamos em paz sem nunca perder o bom humor.
 
Destarte, estejamos bem cientes: há algo santo, algo divino escondido nas situações mais comuns que vivemos, cabe a cada um de nós descobrir; ou sabemos como encontra-lo em nosso cotidiano, ou nunca o encontraremos. Sua Palavra nos faz viver a bondade, a integridade e o sentido de nossa vida à medida que a nossa fé se baseia em nosso encontro cotidiano com o Senhor Jesus.
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 05/10/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras