PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,15-26)(08/10/21).
Caríssimos, a luta contra o maligno é travada a todo instante, por isso, precisamos tanto da graça de Deus para vencermos esse terrível inimigo de nossas almas, pois, quem não vive em estado de graça se expõe mais facilmente às suas tentações, sendo as mais comuns às dos sentidos, que nos induz ao pecado através do olfato, paladar, visão, audição e tato.
Mas, o que é mesmo uma tentação? É tudo o que tira a nossa atenção das coisas de Deus para po-la nas coisas inúteis com as quais nos deparamos no nosso dia a dia, e que nos leva ao vazio existencial, por falta de comunhão com o Senhor. Por isso, escutemos atentamente o que Ele nos diz nesta exortação: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26,41).
Na primeira leitura vimos que Deus estabeleceu um tempo no qual há de vir para julgar os vivos e os mortos, é o chamado dia do Senhor ou do juízo final, em que Ele exercerá a justiça em toda a sua plenitude e fará novas todas as coisas, dissipando para sempre toda espécie de maldade.
No Evangelho de hoje escutamos o Senhor Jesus dizer: "Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa." (Lc 11,23). Ora, disse isso após ser acusado falsamente por ter expulsado um demônio de um homem. De fato, todos aqueles que não fazem a vontade de Deus, não acolhem as ações do Senhor, e por isso, emitem falsos juízos caíndo no precipício do pecado contra o Espírito Santo.
Portanto, caríssimos, quem acolhe o Senhor Jesus, acolhe os tesouros das virtudes eternas que nos leva a viver em constante estado de graça. Por outro lado, quem não o acolhe dispersa "as energias atrás de gratificações fáceis e ilusórias que os esvaziam, os privam da força humana e espiritual e criam frustrações.
Destarte, "o Senhor Jesus é o único em quem a humanidade pode esperar confiante, porque não somente ele é o Amor feito carne, mas é também aquele que nos ensina a viver plenamente, mostrando que somos feitos do céu e para o céu." (Pe Matteo Prettico).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria e Pe Matteo Prettico
Enviado por Frei Fernando Maria em 08/10/2021
|