FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 11,27-28)(09/10/21).

 

Caríssimos, não tem como pensar em Deus sem se ligar a Ele, seja pela fé, para ama-lo e acolhe-lo; ou, então, pela incredulidade para julga-lo e ofende-lo; o certo é que não tem como ignora-lo ainda que o queiram. No entanto, quem se liga a Ele para ama-lo e obedece-lo permanece no seu amor, cresce em santidade e justiça, e dá frutos da salvação eterna que o Senhor Jesus veio nos conceder.

 

No primeira leitura o Profeta Joel assim descreve o Juízo Final: “Levantem-se e ponham-se em marcha os povos, rumo ao Vale de Josafá; ali me sentarei como juiz para julgar todas as nações em redor." De certo, conforme o Catecismo da Igreja: "O Juízo final terá lugar quando acontecer a vinda gloriosa de Cristo. Só o Pai sabe o dia e a hora, só Ele decide sobre a sua vinda. Pelo seu Filho Jesus Cristo. Ele pronunciará então a sua palavra definitiva sobre toda a história. 

 

Nós saberemos, então, o sentido último de toda a obra da criação e de toda a economia da salvação, e compreenderemos os caminhos admiráveis pelos quais a sua providência tudo terá conduzido para o seu fim último. O Juízo final revelará como a justiça de Deus triunfa de todas as injustiças cometidas pelas suas criaturas e como o seu amor é mais forte do que a morte."

 

Em suma: "A mensagem do Juízo final é um apelo à conversão, enquanto Deus dá ainda aos homens «o tempo favorável, o tempo da salvação» (2 Cor 6, 2). Ela inspira o santo temor de Deus, empenha na justiça do Reino de Deus e anuncia a «feliz esperança» (Tt 2, 13) do regresso do Senhor, que virá «para ser glorificado nos seus santos, e admirado em todos os que tiverem acreditado» (2 Ts 1, 10). (CIC 1040/41). 

 

Portanto, caríssimos, todo o tempo que ainda temos até o dia do juízo final, é tempo de nos prepararmos por meio da prática da Palavra de Deus, como nos ensinou o Senhor Jesus no Evangelho de hoje ao ouvir uma mulher que a Ele se dirigiu com o seguinte elogio: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Ao que respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

 

Destarte, o Senhor Jesus disse isso para compreendermos que a sua Mãe, Maria Santíssima, o recebeu no seu seio porque amou a Deus e o obedeceu em tudo, como ela mesma disse: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1,38).

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 08/10/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras