PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,35-40)(02/11/21)
Caríssimos, a Igreja hoje celebra a memória de todos os fiéis defuntos, e desde já nos prepara para fazermos essa mesma experiência, não com uma visão negativa da morte, mas como Páscoa eterna que o Senhor Jesus preparou para aqueles que o amam e o seguem fielmente como o fizeram sua Mãe, Maria Santíssima, são José, os Apóstolos e todos os santos e santas de todos os tempos.
Na primeira leitura desta liturgia o patriarca Jó por sua confiança inabalável na bondade e misericórdia de Deus, respondeu aos seus opositores com a esperança própria dos que creem e esperam a vida eterna: "Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros." (Jó 21, 25-27a)
Com efeito, vivemos em meio à misteriosa presença de Deus que está sempre conosco; por outro lado, mesmo estando em comunhão com Ele no seio da Sua Santa Igreja, nos deparamos com o mistério da iniquidade que se apresenta por meio de diversas tentações que chegam à nossa mente, e nós o percebemos porque são sempre contra Deus, contra o próximo e contra nós mesmos.
Daí a necessidade da perseverança na fé, na vida de oração, na frequência aos Sacramentos, especialmente a confissão e a Eucaristia, e no cultivo das santas virtudes que nos levam à perfeita comunhão com Cristo, para assim vencermos todas as ciladas do maligno.
Portanto, caríssimos, recordar os defuntos, é recordar as virtudes que viveram, a semente da fé que plantaram em nossas almas, o amor com o qual amaram a Deus e nos amaram, em suma, é lembra-los como aqueles que nos precederam na santa aventura que empreenderam no seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo até a vida eterna.
Oraemos: "Ó Deus, fizestes o vosso Filho único vencer a morte e subir ao céu. Concedei a vossos filhos e filhas superar a mortalidade desta vida e contemplar eternamente a vós, criador e redentor de todos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." Amém!
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 02/11/2021
|