PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 7,14-23)(09/02/22)
Caríssimos, vendo este mundo arruinado, se destruíndo pelo pecado, se os homens não se voltarem totalmente para Deus, certamente perderão a esperança de que haverá alguma mudança para melhor; de certo, como seguidores fiéis de nosso Senhor Jesus Cristo, temos a firme convicção de que por seu sacrifício de cruz, Deus nos deu a salvação eterna. Rezemos, então, pela nossa perseverança e pela conversão de todos.
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos mostra que tudo o que Deus criou é bom, é belo, é perfeito, com isso, nos liberta de todo tipo de descriminação ou rejeição ao próximo seja por conta de alimentos ou outros elementos como cultura, raça, religião, etc. como observou são Marcos: "Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros." (v. 19b). Desse modo, nos libertou da rígida mentalidade farisaica que anulava os mandamentos por conta da prática dos costumes que criaram.
Aliás, são Paulo assim se expressa a esse respeito: "Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados. Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é Cristo." (Col 2,16-17). Com efeito, o exemplo da rainha de Sabá que veio ao encontro de Salomão e reconheceu humildemente a sabedoria de Deus nele; é totalmente o oposto da atitude dos fariseus que não reconheceram o Senhor Jesus como Messias por conta da inveja e da hipocrisia que os consumia.
De certo, a atitude negacionista dos fariseus comprova estas palavras do Senhor: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassinatos, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”. (Mc 7,20-23).
Portanto, caríssimos, viver a fé é conviver com o Senhor Jesus ressuscitado presente realmente no meio de nós, como Ele mesmo afirma: "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28,20). Destarte, ponhamos em prática esta exortação de são Paulo: "Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor." (Col 3,23-24).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 09/02/2022
Alterado em 09/02/2022 |