FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,36-38)(14/03/22)

 

Caríssimos, a fé que vivemos nada mais é do que a prática da Palavra de Deus, isto é, da sua voz escrita nos falando e nos ensinando como segui-lo fielmente, de modo que, não tem como duvidar; basta obedece-lo com a certeza de que é Ele quem nos conduz para uma vida de justiça e santidade diante Dele, porque tudo é nú e descoberto aos seus olhos. Assim evitaremos a hipocrisia que leva a um viver de aparências, em que se professa a verdade, mas, põe-se em prática o contrário do que foi professando.

 

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina como viver o amor fraterno que gera a unidade e a paz, diz Ele: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados." Ou seja, na sua Palavra já está o poder de se cumpri-la, basta pôr em prática para colhermos os frutos da nossa obediencia.

 

Vejamos esses preceitos um a um: "Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso." Ou seja, a medida do amor é a misericórdia, logo, o amor não tem medida, por isso, quem ama não tem outra coisa para dar fora do amor; porque é assim que Deus faz conosco, nos concedendo a Sua Divina Misericórdia que não tem limites, uma vez que sem ela jamais poderíamos ser salvos.

 

"Não julgueis e não sereis julgados." Por incrível que pareça esse é o pecado mais cometido na face da terra e é o que leva os homens a cometerem os mais terríveis pecados. De fato, todas as vezes que julgamos trazemos para dentro de nós os pecados julgados e a imagem negativa dos que julgamos, e isso ocupa o espaço de Deus em nossas almas, gerando mágoa, ressentimento, revolta, desejo de vingança e ódio.

 

"Não condeneis e não sereis condenados." Sem dúvida, esse é o pior estado de alma que existe, porque confunde-se o pecador com o pecado antes mesmo do juízo final, desse modo, tirar-se-lhe todas as chances de arrependimento e de mudança de vida, e isso demonstra a ausência da misericórdia no coração dos que vivem condenando os outros, por isso, serão condenados, como escreveu são Tiago: "Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento." (Tg 2,12).

 

"Perdoai e sereis perdoados." Perdoar é amar, é fazer a vontade de Deus, porque é Deus mesmo quem perdoa por meio de nós, por isso, o perdão é um exorcismo que expulsa o maligno da alma de quem perdoa e de quem é perdoado. De certo, o perdão é uma fonte de paz e um escudo de proteção que nos livra de todas as ofensas e nos mantém íntegros e inocentes, disponíveis para amar e fazer o bem que Deus preparou para que nós o praticássemos.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.

 

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 14/03/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras