FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 3,7b-15)(26/04/22)

 

Caríssimos, num mundo egoísta, dividido e destruído por todo tipo de pecados como o nosso; Deus nos mostra exemplos bíblicos que são para nós uma fonte inesgotável de inspiração para que a nossa prática de vida revele a presença do Espírito Santo agindo no meio de nós como nas primeiras comunidades. 

 

Vejamos, por esta narração, o quanto este mundo está distante da verdade que o liberta. "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum." ou seja, a unidade perfeita advinda da renúncia, do desapego. 

 

"Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas, vendiam-nas, levavam o dinheiro, e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um." Ou seja, caridade fraterna, solidariedade, doação total.

 

"Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos." Em outras palavras, quando vivemos ressuscitados com Cristo, é o Senhor mesmo quem nos governa, nos tornando um.

 

No Evangelho de hoje, o Senhor Jesus mostra ao doutor da Lei, José de Arimatéia, que é necessário nascer do alto, ou seja, da água e do Espírito Santo para a vida eterna. Com isso, compreendemos que o batismo que recebemos é o novo nascimento em estado de graça no seio da Santa Igreja, sinal visível da nossa participação no Reino de Deus.

 

Portanto, caríssimos, não basta ser batizados, é preciso viver em conformidade com a vontade de Deus expressa nas primeiras comunidades, e nesse nosso tempo nas novas comunidades renovadas pelo sopro do Espírito Santo.

 

Destarte, escutemos são Paulo: "Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito. O fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei." (Gl 5,24-25.23).

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 26/04/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras