FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


Solenidade de Pentecostes (Jo 20,19-23)(05/06/22)

 

Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Solenidade de Pentecostes; após a ressurreição e quando da ascensão o Senhor Jesus se dirigiu aos seus discípulos e disse: "mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo." (At 1,8). 

 

E assim se cumpriu: "Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava." (At, 1-4).

 

De fato, como no dia de Pentecostes também nós que fomos batizados recebemos o dom do Espírito Santo que nos dá a conhecer e conviver com Jesus ressuscitado por meio da fé, e anuncia-lo a todas as nações, pois, como disse são Pedro no dia de Pentecostes citando o Profeta Joel: 

 

"Acontecerá nos últimos dias - é Deus quem fala -, que derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo: profetizarão os vossos filhos e as vossas filhas. Os vossos jovens terão visões, e os vossos anciãos sonharão. Sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espírito e profetizarão." (At 2,17-18).

 

O que significa dizer que o Espírito Santo derramando sobre Maria, os Apóstolos e sobre todos os batizados continua a obra da salvação até que o Senhor Jesus venha na sua Parusia para assim elevar à plenitude da sua glória todos os filhos e filhas de Deus que ainda se encontram neste mundo. Pois, como disseram os anjos no dia da Ascensão: "Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu." (At 1,11). 

 

Portanto, caríssimos, a Solenidade de Pentecostes marca o nascimento oficial da Igreja como Corpo místico de Cristo e a parte visível do Reino de Deus neste mundo. É Ele que a mantém unida e sempre disponível para anunciar Jesus e o Evangelho a todas as nações e em todas as línguas, não obstante a fragilidade humana que as vezes não corresponde com a mesma generosidade ao seu chamado.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 05/06/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras