PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,26-38)(22/8/22).
Caríssimos, hoje a Igreja celebra a memória da Virgem Maria rainha, cujo Filho é o Rei do Universo, e Senhor do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Por isso, celebrar a sua memória é reconhecer nas suas atitudes e palavras que tudo o que lhe aconteceu é obra de Deus e somente Dele.
De certo, cabe a nós reconhecer as obras do Senhor em sua serva e glorifica-lo como ela o glorificou: "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo." (Lc 1,46-49).
No Evangelho de hoje o Anjo Gabriel foi enviado por Deus à Santíssima Virgem Maria e como porta voz divino lhe disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28b). Essa saudação é uma Teofania que significa a manifestação direta de Deus por meio do seu Anjo; isso demonstra que Ele está atento a tudo o que nos acontece, e para a nossa salvação revela quais são os Seus Planos.
"O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. (Lc 1,30-33).
Com efeito, por essa passagem vemos que a primeira atitude de Deus para com Maria é tirar-lhe o medo e assegurar-lhe a fé, para assim revelar qual é a Sua Vontade para a sua vida e a vida do seu povo. Desse modo, Maria Santíssima foi a primeira a conhecer pessoalmente da parte de Deus como se daria a nossa salvação, e isso é um grande privilégio.
Portanto, caríssimos, com profunda sabedoria a Igreja na sua liturgia proclama Maria Santíssima, rainha do céu e da terra, dos anjos e dos santos, portal feliz do Reino de Deus; por ela o Filho de Deus entrou neste mundo, por ela nós o encontramos, fomos perdoados e salvos, como ela mesma proclamou: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1,38). Ou seja, totalmente entregue à vontade de Deus.
Salve Maria Santíssima, rainha do céu e da terra, dos anjos e santos, e de toda a humanidade.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv! Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 23/08/2022
|