FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 4,31-37)(30/8/22)

 

Caríssimos, no diálogo que Pôncio Pilatos teve com Jesus no Pretório antes de condena-lo, ele fez uma pergunta conclusiva: "És, portanto, rei? Respondeu Jesus: Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz." (Jo 18,37). 

 

Pilatos reagiu à essa resposta de Jesus com uma pergunta que ele mesmo respondeu com sua atitude: Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade?... Falando isso, saiu de novo, foi ter com os judeus e disse-lhes: Não acho nele crime algum." (Jo 18,38). Ou seja, a Verdade é inocente sempre mesmo que a condenem injustamente como se fosse culpada.

 

No momento em que o Senhor afirma: "Eu sou a Verdade", ele estabelece-se como o critério último da verdade para a humanidade e a única referência. Ao dizer que ele é "a Verdade", afirma simultaneamente que ele é a possibilidade de comunicação autêntica entre Deus e o homem.

 

E é precisamente isto que a multidão que segue e ouve Jesus experimenta, como nos diz Marcos: "Depois de Jesus ter ordenado ao diabo que deixasse em paz um homem possuído; a multidão expressa um espanto vibrante com a forma de ensinar do Mestre: 'O que é isto? Um ensino novo, dado com autoridade! Ele comanda até os espíritos impuros e eles lhe obedecem!" (Mc 1,27).

 

Como e por que é que o ensino dado pelo Mestre é "novo"? - Porque atua nas profundezas do seu interlocutor. "Novo" não significa apenas que propõe coisas nunca antes ouvidas, mas significa que a sua mensagem renova a vida, regenera o mundo interior de quem a recebe. 

 

"Novo" porque a verdade recebida faz uma ruptura com o passado na pessoa e mergulha-a numa realidade nunca antes experimentada, e que a descobre como autêntica, verdadeira e desejada. 

 

Em suma, é uma novidade total. Perante isto, tudo o resto está desatualizado, inútil e velho. Com a sua intervenção e a sua palavra criativa, Jesus reconduz o homem ao seu encanto original, ao frescor, à juventude de espírito, à novidade absoluta." (Pe Ubaldo Terrinoni).

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 30/08/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras