PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 8,1-3)(16/9/22)
Caríssimos, convém lembrar que todo batizado é um ressuscitado com Cristo, e por isso, não resta espaço para dúvidas a respeito da Ressurreição, da vitória de Cristo sobre a morte, que doravante é Páscoa, isto é, passagem do tempo para a eternidade; da morte natural para a vida eterna.
Ora, o que identifica os ressuscitados com Cristo, é o testemunho de Cristo, em outras palavras, é o ser seus discípulos, isto é, seus seguidores, e que fique bem claro isso, seguimos Cristo ressuscitado como seguiram os discípulos e as discípulas no Evangelho de hoje. "Lucas os coloca no mesmo nível, pois todos seguem Jesus, por sua vez, as mulheres disponibilizam seu trabalho e seus bens para viabilizar a atividade ministerial de Jesus e dos Apóstolos.
A característica comum dessas mulheres que seguem Jesus é a experiência do cuidado que Jesus teve por elas. Elas fizeram a experiência da doação e do perdão: sentiram-se amadas e por isso amam. O amor se manifesta no serviço ao outro, libertando-o de suas necessidades. Esse amor se manifesta mais em ações do que em palavras.
O espírito de serviço dessas mulheres as levará ao pé da cruz e diante do sepulcro, as fará entrar e se tornarão as primeiras testemunhas do Ressuscitado. Jesus caminha, mas não quer fazê-lo sozinho, precisa de homens e também de mulheres próximas a ele que mostrem o rosto belo e luminoso do Reino e sua força de comunhão." (Mons. Angelo Spina).
Portanto, caríssimos, a autenticidade do testemunho de Cristo nasce da real convivência com Ele, e esta se dá pela oração, vida sacramental, e a prática da sua Palavra, para assim anunciá-lo e anunciar o Evangelho da salvação.
Destarte, atenção, muito cuidado, porque muitos pregadores estão confundindo o Evangelho com as ideologias políticas, e por isso, não mais anunciam Cristo nem o seu Evangelho, mas sim, a si mesmos e às ideologias políticas a que aderiram com o fim de fazer seguidores. De fato, eles se tornaram tão radicais que é muito difícil ver a presença de Cristo neles.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 16/09/2022
|