PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 8,16-18)(19/9/22)
Caríssimos, por mais espontâneos que sejamos somos tentados a cair nos condicionamentos da finitude que nos cerca; nas imposições dos que nos julgam; ou mesmo nos nossos próprios critérios baseados nos juízos de valor que emitimos nos impedindo de fazer o bem que devemos. Aliás, a esse respeito escreveu são Tiago: "Aquele que souber fazer o bem, e não o faz, peca." (Tg 4,17).
De fato, o milagre ordinário é o bem que fazemos com alegria e singeleza de coração sem desejar reconhecimento algum. No entanto, precisamos dar sentido ao que fazemos, como nos ensinou são Paulo: "Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor." (Cl 3,23-24).
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina que a luz dá fé e das boas ações que brilha em nossa vida deve ser posta no candelabro da nossa existência para iluminar a todos que encontramos, e nunca esconde-la por falta de autêntico testemunho. Por isso, Ele nos alerta: "Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.
Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”. Ou seja, os critérios para a nossa salvação não são humanos, mas sim divinos. Cabe a nós fazermos o bem que Deus de antemão preparou para que nós o pratiquemos.
Decerto, "creio que todos nós já experimentamos que, a medida que ajudamos os outros, consolamos os que estão tristes, os solitários, os desamparados, e isso nos dá paz e uma imensa alegria íntima. É a lógica do amor: quanto mais se dá, mais se recebe. Por isso, a quem ama será dado a plenitude do amor e por fim o Paraíso.
Quem não tem amor não o terá agora nem no futuro. Amai, pois, porque a quem tem, será dado, e a quem não tem lhe será tirado até mesmo o que pensa ter, diz o Senhor Jesus." (Frai Salvatore).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 19/09/2022
|