FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 18,12-14)(06/12/22)

 

Amados irmãos e amadas irmãs, neste mundo inseguro por conta dos pecados nele praticados; e pela falta da prática das virtudes eternas o que fazer para vencer a insegurança e o medo de perder tudo até mesmo a própria vida? 

 

A única resposta que nos conforta é nos depositar nas mãos de Deus que nos enviou o seu Filho, nosso Senhor Jesus, como Pastor de nossas almas, aquele que nos dar a vida eterna.

Meditemos com amor e atenção o Pequeno Sermão de hoje. 

 

Caríssimos, existe em nós uma necessidade de nos mantermos seguros, tranquilos sem nos atormentar em nossos pensamentos, mas isso só é possível quando, por meio da fé, nos sentimos protegidos pelo nosso bom Pastor, nosso Senhor Jesus Cristo, quais ovelhas que somos do seu rebanho.

 

Decerto, sem a sua presença e proteção nos sentimos com que perdidos, sem rumo, mergulhados nos labirintos deste mundo tenebroso. De fato, por mais que tenhamos sob o nosso comando tudo o que diz respeito a nossa existência nem assim nos sentimos totalmente seguros; visto que tem sempre algo previsível ou imprevísivel que tenta nos atormentar.

 

No Evangelho de hoje "disse Jesus a seus discípulos: Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos."

 

De fato, quando o Senhor Jesus fala em se perder, significa perder do estado de graça, isto é, viver sem a sua presença em nossa vida, porque Ele é a única Fonte de segurança que temos; fora Dele ninguém neste mundo se sente seguro por si mesmo, porque à medida que o tempo passa temos consciência que perderemos tudo, menos o amor e o bem que Deus nos deu a praticar, e esse é o nosso maior tesouro.

 

Portanto, caríssimos, ser encontrados pelo Senhor Jesus quais ovelhas perdidas do seu rebanho, significa conversão, mudança dos parâmetros que dirige nossa vida; significa deixar-nos conduzir pela sua Palavra que nos aponta o caminho da verdade que nos conduz ao Reino dos Céus, que é Ele mesmo. (cf. Jo 14,6).

 

Destarte, ser ovelha do rebanho do Senhor Jesus, é ouvir a sua voz que é inconfundível e seguir os seus passos sem jamais duvidar, isto é, sem dar espaço para as vozes das tentações e do inimigo de nossas almas. Em suma, é fazer silêncio interior para ouvir a voz do Senhor. 

 

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu llhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um." (Jo 10,27-30).

 

Amados irmãos e amadas irmãs, assim seja a nossa conduzida por nosso Bom Pastor, nosso Senhor Jesus Cristo, como nos ensinou o rei Davi: "O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome." (Sl 22,1-3).

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 06/12/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras