FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA (Mc 1,7-11)(06/01/23)

 

Caríssimos, por que a fé é tão importante para entrarmos na vida eterna? Porque é um dom do Espírito Santo que nos foi dado para isso. São João nos confirma essa verdade ao dizer: "Aquele que afirma permanecer em Cristo deve também viver como ele viveu." (1Jo 2,6). Desse modo, a fé autêntica é comprovada pela prática das virtudes eternas presentes em nosso Senhor Jesus Cristo, e em quem o segue.

 

O Evangelho de hoje narra o batismo do Senhor e a manifestação da Santíssima Trindade: "Naqueles dias Jesus veio de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.

 

Ou seja, esse Testemunho que Deus pessoalmente dá do Seu Filho nos comunica a verdadeira fé. No rosto iluminado de Cristo brilha a luz do Espírito Santo, as suas palavras são palavras de vida eterna, quem as ouve e as põe em prática realiza a vontade do Pai, e quem realiza a sua vontade tem a vida eterna.

 

Na primeira leitura são João nos mostra o resultado da fé: "E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida. Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna." (1Jo 5,11-13). 

 

Com isso, percebemos que a fé não é uma teoria nem uma Filosofia de vida, mas sim um dom do Espírito Santo que nos comunica tudo o que o Senhor Jesus nos ensinou e continua nos ensinando, pois Ele está vivo no meio de nós, para que assim vivamos a perfeita comunhão com Ele e entre nós.

 

Portanto, caríssimos, a vivência da fé requer a nossa adesão total ao Senhor Jesus para vencermos as adversidades que se apresentam tentando nos impedir a prática das virtudes eternas presentes em nossas almas, fruto do Espírito Santo que nos foi dado no batismo.

 

Oremos: "Ó Deus, sede a luz dos vossos fiéis e abrasai seus corações com o esplendor da vossa glória, para reconhecerem sempre o Salvador e a ele aderirem totalmente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." Amém! Assim seja!

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 06/01/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras