PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 3,31-35)(24/01/23)
Caríssimos, muitas vezes caímos na tentação dos falsos elogios ou informações fora de contexto pelo simples fato de querer sobresaírmos aos demais ou mesmos sermos ben-vistos por eles, quando na verdade não percebemos o quanto estamos sendo invasivos ou no mínimo "pagando mico".
No entanto, em se tratando da fé, o Senhor Jesus nos faz ver que para além do que dizemos existe algo mais profundo e que ainda não compreendemos; é o que ocorre no Evangelho de hoje em que alguém da multidão traz uma informação fora de contexto, mas Jesus logo o corrige mostrando qual é o verdadeiro sentido da sua presença neste mundo, ou seja, levar todos os homens ao encontro com Deus Pai.
Comentando esse Evangelho disse o Beato Colúmbia Marmion (séc. XIX): "Se procurarmos a Deus apesar de todas as provas, se Lhe oferecermos todos os dias e a todas as horas esta homenagem extremamente agradável que consiste em pôr nele, e só nele, a nossa felicidade; se nunca procurarmos fazer senão a sua vontade; se agirmos de tal maneira que dar-Lhe gosto seja o verdadeiro motivo de toda a nossa atividade, tenhamos a certeza de que Deus não nos faltará nunca. «Deus é fiel» (1Tim 5,24), e «não pode faltar a quantos O procuram» (Sl 9,11).
Quanto mais nos aproximarmos Dele pela fé, a confiança e o amor, mais nos aproximaremos da nossa perfeição. Digamos muitas vezes, como o salmista: «A vossa face eu procuro, ó meu Deus. Com efeito, que há para mim no céu e na Terra, que quero eu além de Vós? Vós sois o Deus do meu coração e a herança que escolhi para toda a eternidade» (Sl 26,8; 72,25-26).
Se assim fizermos, encontraremos a Deus e, com Ele, todos os bens. «Procura-Me», recomenda Ele próprio à alma, «procura-Me com a simplicidade de coração que nasce da sinceridade; porque Eu deixo-Me encontrar por aqueles que não Me tentam e manifesto-Me àqueles que confiam em Mim» (Sab 1,1-2).
Quando encontrarmos a Deus, também possuiremos a alegria. Fomos feitos para a felicidade, para sermos felizes; o nosso coração tem uma capacidade de infinito, mas só Deus pode saciar-nos por completo. «Criaste-nos, Senhor, para Vós, e o nosso coração está inquieto enquanto não descansa em Vós» ("Confissões" - Santo Agostinho). É por isso que, quando procuramos alguma coisa fora de Deus ou da sua vontade, não somos completamente felizes."
Portanto, caríssimos, vivemos num mundo de muitas informações, porém, poucas delas são verdadeiras, e digamos ainda a maioria delas são equivocadas ou mesmo eivadas de interesses mesquinhos, por isso, desliguemos nossos celulares e abramos os ouvidos do nosso coração para ouvirmos a Palavra de Deus e a pô-la em prática, porque sem isso corremos o risco de nos perdemos no labirinto das falsas informações.
Destarte, entremos na Internet somente para evangelizar e sermos evagelizarmos e isso nos basta para vivermos em estado de graça, isto é, segundo a vontade de Deus.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 24/01/2023
|