FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 16,15-18)(25/01/23)

 

Caríssimos, a conversão de uma pessoa é semente de eternidade que começa a germinar neste mundo dando frutos para a vida eterna. Assim é a conversão de São Paulo que de perseguidor de Cristo no início, depois de convertido deu a sua vida por Ele, revelando a sua presença em seu modo de ser por meio de palavras, gestos e as virtudes próprias de quem segue o Senhor de todo coração.

 

São Gregório Magno, Papa e doutor da Igreja, assim comenta a conversão de São Paulo: "Paulo se converte e eis que se oferece, por Cristo, aos golpes que vinha trazer aos cristãos. Aquele que ontem, vivendo segundo a carne, se empenhava em levar a morte aos santos do Senhor tem hoje prazer em imolar a vida da sua própria carne para salvar a vida desses mesmos santos. 

 

As frias maquinações da sua crueza transformam-se em caridade ardente e aquele que blasfemava e perseguia descobriu uma humildade e uma piedade de pregador; aquele que tinha por ganho sem igual matar a Cristo nos seus discípulos considera agora que a sua vida é Cristo e o seu lucro, morrer por Ele.

 

Assim, a água foi libertada e a terra foi refeita (cf Jó 12,15), porque, assim que acolheu a graça do Espírito Santo, a alma de Paulo transformou-se, abandonando a sua condição de ser imóvel e cruel. Em sentido contrário, o Senhor exprime as suas queixas contra Efraim pela boca do profeta: «Efraim tornou-se um pão cozido sobre as cinzas que não foi virado» (Os 7,8). 

 

O pão cozido sobre as cinzas fica com uma camada de cinzas por cima, e fica tanto mais sujo quanto maior é o peso das cinzas. E que peso tem sobre si uma alma que só pensa nas coisas deste mundo? Talvez uma massa de cinzas. Mas, se essa alma quiser ser virada, a face pura que tinha voltada para baixo fica voltada para cima, uma vez sacudidas as cinzas que a cobriam."

 

Portanto, caríssimos, assim é a vida de quem se converte e encontra em Cristo a leveza de sua caridade, a iluminação do Espírito Santo, a plenitude do amor do Pai, o refúgio da Santíssima Trindade e o abrigo do Paraíso, fazendo deste mundo um lugar melhor para se viver enquanto espera a segunda vinda de Cristo como Ele prometeu.

 

Destarte, peçamos humildemente neste dia a intercessão deste grande Apóstolo das gentes, são Paulo, que anunciando Cristo e o Reino de Deus encaminhou milhões de almas para o céu.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 25/01/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras