PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 4,26-34)(27/01/23)
Caríssimos, nós que buscamos fazer a vontade de Deus, quando passamos por alguma provação ou desafio de fé, sofremos a tentação de pensar que Ele nos abandonou ou não entendemos o porquê desses acontecimentos adversos. No entanto, basta olharmos para o sofrimento de Cristo e logo percebemos que nosso Pai celestial nunca nos abandona, contanto que nos mantenhamos fiéis ao querer e agir da sua Divina Providência.
Na primeira leitura tirada da Carta aos Hebreus meditamos: "Irmãos, lembrai-vos dos primeiros dias, quando, apenas iluminados, suportastes longas e dolorosas lutas. Às vezes, éreis apresentados como espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações; outras vezes, vos tornáveis solidários dos que assim eram tratados." (Hb 10,32-33). Ou seja, não é fácil sofrer tribulações, perseguições e outros impropérios, mas Deus que tem todo poder nos defende sempre.
Dito isso, perguntemos: mas, por que Ele permite que soframos? São Tiago explica: "Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma." (Tg 1,2-4).
Ou seja, quer queira quer não o sofrimento faz parte da finitude da nossa humilde condição, por isso, mais cedo ou mais tarde ele chega e logo tenta nos desanimar, mas Deus que nos ama sofre conosco e nos arranca do sofrimento nos dando o alento necessário para sermos felizes em meio às tribulações, todavia, se faz necessário buscar a Sua ajuda pelas nossas súplicas e orações, e logo ela vem e não tarda.
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus falando sobre o Reino de Deus, para o qual está nos conduzindo, disse: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece." (Mc 4,26-34). Ou seja, para nós que acreditamos, o Reino de Deus acontece a todo instante, e é por ele que enfrentamos os sofrimentos carregando, com o Senhor Jesus, a nossa cruz de cada dia.
Portanto, caríssimos, nem sempre vamos compreender os porquês do que está acontecendo, mas acreditamos firmemente que o Senhor Jesus está sempre conosco como nos prometeu (cf. Mt 28,20), certos de que suas palavras se cumprem na íntegra, pois Ele é Deus conosco e nunca falha basta que lhe sejamos fiéis até o fim.
Destarte: "Olhai, olhai o amor inefável que Deus tem por nós e a doçura do fruto delicioso do Cordeiro sem mancha, este trigo eterno que foi semeado no campo de Maria. Que o nosso jardineiro ("a razão e o livre arbítrio") desperte da sua negligência, pois chegou o momento: o fruto está maduro, fortificado pela união de Deus com o homem." (Santa Catarina de Sena)
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 27/01/2023
|