PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 6,53-56)(06/02/23)
Amados irmãos e amadas irmãs, contemplar a obra da criação e vê nos seus pequenos detalhes a sabedoria de Deus e a expressão do seu amor, é viver imensos Nele; é ter um olhar preciso que encherga muito além da aparência externa, tudo o que Deus criou para o nosso bem e a nossa felicidade temporal e eterna. Por isso, nunca usar os dons de Deus fora dos seus santos propósitos.
Meditemos, então, com amor e atenção em alguns desses pequenos detalhes: os peixes vivem mergulhados nas águas; as plantas dão frutos de sabores diversos para nos alimentar; as sementes cultivadas na terra as gera e nos sustenta; todas as criaturas vivem imersas no ar que respiram e por isso teem vida; decerto, o ar é um elemento invisível, e uma imagem de Deus, a quem não vemos, porém, o temos em nós como o ar que respiramos, sem ve-lo, pega-lo ou possui-lo.
Com efeito, que mais podemos dizer para crer que somos amados até a última gota do sangue de Cristo derramado para apagar os nossos pecados, Ele que por nós morreu e ressuscitou para dar-nos a vida eterna? Como seria bom que todos os homens e mulheres buscassem seguir a Cristo, caminho, verdade e vida rumo a eternidade para a qual estamos indo.
No Evangelho de hoje vemos que as multidões ao saberem da presença do Senhor Jesus logo acorreram a Ele atraídos pelos sinais que realizava em favor dos doentes e dos mais necessitados: "E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra da sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados." (Mc 6,56).
Portanto, caríssimos, como vimos só em saber da presença física do Senhor Jesus as multidões acorriam a Ele e pediam para ao menos toca-lo e serem curados; imaginem que nós temos o grande privilégio de recebe-lo todos os dias na Santa Eucaristia e sermos seus Sacrários vivos neste mundo. Realmente só não são salvos os que rejeitam a sua presença real na Santa Eucaristia.
Destarte, "Deus nos ama, é Ele quem nos sustenta em cada momento da nossa vida. Crer é sentir-nos amados por Ele, é saber que cada oração, cada gesto, cada acontecimento, tudo, tudo tem a sua atenção e cuidado. E assim termos a confiança plena que nos dá segurança, que nos leva a expor as nossas fraquezas e necessidades; mas também o nosso amor para corresponder ao Seu amor por nós." (Fra Salvatore).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 06/02/2023
|