PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 23,1-12)(07/03/23)
Caríssimos, somos filhos da verdade, por isso, Ela é a nossa única defesa; sabemos comprovadamente que este mundo está infestado de mentiras, falsas notícias, juízos de valor, calúnias e todo tipo de impropérios, de modo que, somente a verdade vence esta guerra na qual estamos lutando bravamente, e somente permanecendo em Cristo e com Cristo somos capazes de vencer o maligno e seus sequazes.
Na primeira leitura o Profeta Isaías exorta o povo eleito à conversão, isto é, a deixar a prática pecaminosa pela prática da justiça e da caridade, para assim prestar um culto que realmente agrade a Deus: "Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva." (Is 1,16-17). Ou seja, a fé sem coerência, sem a prática da verdade e da justiça, é morta em si mesma.
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo."
Como vemos, não basta anunciar a verdade, é preciso vive-la tal como anunciamos, e isso se chama coerência, bem como nos ensina o Senhor: "Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno." (Mt 5,37). Ou seja, as palavras carregam o conteúdo de nossas almas, e se este é verdadeiro, não precisa de outros argumentos fora da verdade vivida e professada.
Portanto, caríssimos, "nós somos o que somos aos olhos de Deus e nada mais," disse são Francisco de Assis; e aos olhos de Deus nós somos seus filhos e filhas, irmãos e irmãs uns dos outros, é assim que devemos nos comportar todos os dias de nossa vida neste mundo, desse modo, o céu que almejamos na eternidade começa aqui em cada atitude, em cada gesto repleto de humildade.
Destarte, quem pensa pregar o Evangelho sem viver o Evangelho, cai no pecado farisaico de praticar uma fé aparente, repleta de incoerência e contradições, e contra isso disse o Senhor Jesus: "Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”. E com ele corrobora são Paulo: "Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisa modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos." (Rm 12:16).
Amados irmãos e amadas irmãs, tentações não faltam, mas como disse são Paulo: "Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça." (Rm 5,20). Ou seja, o justo vive por sua fidelidade, e isso significa viver a fé autenticamente.
De fato, Deus não nos chama para uma missão sem antes nos dar a graça de cumpri-la, cabe a nós acolhe-la e sermos fiéis até o fim.
Amém! Assim seja!
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 07/03/2023
|