PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 24,13-35)(23/04/23)
Caríssimos, a maior felicidade de nossas almas é encontrar Jesus Onipresente nos acontecimentos de nossa vida, especialmente no Sacramento da Eucaristia e na Sagrada Escritura, para manter com Ele um diálogo permanente, como o fizeram no Evangelho de hoje os discípulos à caminho de Emaús.
Chamo a atenção para alguns detalhes desse encontro, o primeiro deles é a disposição para crê mesmo quando formos atingidos pelos acontecimentos adversos; segundo, fazer memória da presença do Senhor em nossa vida como eles o fizeram, e abrir o coração para escuta-lo e deixar que nos dê o entendimento das coisas do alto como nos ensinou São Paulo (cf. Col 3,1-4).
De fato, viver essa experiência com Jesus ressuscitado, é conviver com Ele espiritualmente por meio da nossa oração, e desse modo sentir a sua presença em nossa vida. Na verdade, quem comunga o Senhor em estado de graça, o recebe em sua alma e se torna um só com Ele. Ora, é exatamente isso que mantém a nossa amizade com Deus Pai, que ao olhar para nós, vê o seu Filho amado presente no sacrário vivo de nossas almas.
Decerto, meditemos com este episódio do Evangelho de hoje: "Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão." (Lc 24,33.35).
De fato, quando fazemos a experiência do encontro com Jesus ressuscitado realmente presente na Eucaristia nos sentimos chamados a anuncia-lo àqueles que encontramos no nosso dia a dia, seja por palavras ou por obras, como o fizeram os dois discípulos de Emaús.
Portanto, caríssimos, existe em nós essa necessidade de vivermos em constante comunhão com Jesus ressuscitado, de modo que, os nossos corações ardam como arderam os corações dos discípulos de Emaús, isto porque viver na sua companhia e escuta-lo, é tudo o que mais precisamos. Então, façamos a Ele o mesmo que esses discípulos fizeram: “Fica conosco, Senhor, pois já é tarde e a noite vem chegando!” . Destarte, comentando esse evangelho disse o Papa Bento XVI: "Em nossas estradas, Jesus ressuscitado torna-se companheiro de viagem, para reacender em nossos corações o calor da fé e da esperança e partir o pão da vida eterna.
Desse modo, o encontro com Cristo ressuscitado, dá-nos uma fé mais profunda e autêntica, temperada, por assim dizer, pelo fogo do acontecimento pascal; uma fé robusta porque não se alimenta de ideias humanas, mas da Palavra de Deus e da sua presença real na Eucaristia."
Paz e Bem! . Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 23/04/2023
|