PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,13-16)(13/06/23)
Caríssimos, a obra da evangelização é uma ação direita do Espírito Santo que age em nossas almas fazendo de nós seus porta vozes para anunciarmos o Senhor Jesus e a salvação que Ele nos trouxe. São Paulo na primeira Carta aos Coríntios, disse referindo-se à sua, mas também à nossa missão: "Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!" (1Cor 9,16).
Com efeito, segundo o Papa Francisco, esse Evangelho de hoje, "põe em relevo as palavras de Jesus que descrevem a missão dos seus discípulos no mundo (cf. Mt 5, 13-16). Ele utiliza as metáforas do sal e da luz e as suas palavras dirigem-se aos discípulos de todos os tempos, por conseguinte também a nós.
Jesus convida-nos a ser um reflexo da sua luz, através do testemunho das boas obras. E diz: «Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus» (Mt 5, 16). Estas palavras frisam que nós somos reconhecidos como verdadeiros discípulos d’Aquele que é a Luz do mundo, não pelas palavras, mas pelas nossas obras.
Com efeito, é sobretudo o nosso comportamento que — no bem ou no mal — deixa um sinal nos outros. Por conseguinte, temos uma tarefa e uma responsabilidade pelo dom recebido: a luz da fé, que está em nós por meio de Cristo e da ação do Espírito Santo, não a devemos reter como se fosse nossa propriedade. Ao contrário, somos chamados a faze-la resplandecer no mundo, a doa-la aos outros mediante as boas obras.
E quanta necessidade tem o mundo da luz do Evangelho que transforma, cura e garante a salvação a quem o acolhe! Devemos levar esta luz com as nossas boas obras. A luz da nossa fé, doando-se, não se apaga, mas reforça-se. Ao contrário, pode vir a faltar se não a alimentarmos com o amor e com as obras de caridade.
Nos sirva sempre de ajuda a proteção de Maria Santíssima, primeira discípula de Jesus e modelo dos crentes que vivem todos os dias na história a sua vocação e missão. A nossa Mãe nos ajude a deixar-nos sempre purificar e iluminar pelo Senhor, para nos tornarmos, por nossa vez, “sal da terra” e “luz do mundo”." (Papa Francisco - Angelus - 5/2/17)
Portanto, caríssimos, viver é uma missão que cabe a nós que fomos batizados; anunciar o Evangelho é torna-lo real por nossa presença e nossas ações, bem como nos ensinou são Francisco de Assis ao evangelizar uma cidade inteira sem dizer uma palavra; e quando indagado por que não fez uma pregação, ele respondeu: "Amado irmão, quem nos viu, viu o Evangelho vivo de nosso Senhor Jesus Cristo." Ou seja, a mais autêntica pregação do Evangelho é a nossa própria vida.
Amados irmãos e amadas irmãs, a Igreja hoje celebra a memória de Santo Antônio de Pádua, e nós franciscanos a sua festa, escutemos então com amor e atenção estas frases de seus ensinamentos que muito nos edifica:
"A caridade é a alma da fé, ela a vivifica; sem amor, a fé morre... Quem dá a Cristo, acumula tesouros no céu, e quem dá a Cristo, dá aos pobres... Somente uma alma que reza e se humilha pode progredir na vida espiritual... A paciência defende a alma de todas as perturbações. Se não houver paciência no altar do nosso coração, virá o vento das perturbações e dispersará o sacrifício das boas obras. (Santo Antônio de Pádua).
Oração e bênção de Santo António
A nossa proteção está no nome do Senhor. R/. Que fez o céu e a terra D/. Rogai por nós Santo Antônio R/. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. D/. OREMOS: Senhor Deus, nós vos bendizemos pelas vossas maravilhas operadas em Santo Antônio, vosso confessor e doutor, e vos pedimos que sua intercessão alegre a vossa Igreja, para que ela viva em paz e unidade, caminhando incólume até as alegrias eternas junto de vós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
D/. Eis a cruz ✞ do Senhor. Afastem-se de vós todos os inimigos da salvação, porque venceu o Leão da tribo de Judá, descendente de Davi, Jesus Cristo, nosso Senhor. Aleluia!. . Paz e Bem! . Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 13/06/2023
|