FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,47-53)(03/8/23)

 

1. Caríssimos irmãos e irmãs, vivemos no reino transitório dos homens, e nele nos encontramos em meio à uma dicotomia que divide e massacra a muitos, porque se vêem como inimigos uns dos outros, e não como irmãos que se amam. De fato, se não existisse pecado este mundo seria um paraíso, e não o inferno que está se tornando.

 

2. No entanto, nem tudo está perdido, pois, com a vinda de Cristo, Ele nos deu à conhecer o Reino de Deus, como Ele mesmo anunciou: "O Reino de Deus já está no meio de vós." (Lc 17,21b). Ou seja, a criação é obra de Deus, tudo e todos lhe pertence, mas é preciso crer para viver segundo a sua vontade, no seio da Santa Igreja, tabernáculo da nossa salvação.

 

3. De fato, a fé católica tem a mesma extensão do universo que seu nome traduz, pois a Igreja é o Corpo Místico de Cristo, do qual somos os seus membros. A rede divina que o Senhor Jesus lançou sobre o mar da humanidade nos pescou à todos, mas nem todos creram Nele, e essa é a condição fundamental para ser peixe bom, recolhido em seu cesto no final dos tempos. 

 

4. Decerto, essa Parábola analogia, nos mostra também que os peixes ruins não escaparão da ruína a que se destinaram. Ou seja, não basta ser obra das mãos de Deus, mas é preciso viver segundo as virtudes eternas que nos foram concedidas, sem as quais nada de bom se produz. 

 

5. Com efeito, mais que uma simples Parábola, essa estória contada por Jesus nos ensina sobre o fim escatológico da vida, pois o imenso mar da existência é o mesmo para todos, e as graças de Deus nele derramadas são para todos igualmente, mas nem todos querem viver conforme a sua disciplina, e com isso, arruínam a própria vida tornando-se peixes inúteis.

 

6. Portanto, caríssimos, a Igreja é a escola de santidade na qual pelo batismo estamos matriculados; ela é, de fato, a parte visível do Reino de Deus neste mundo; é nela que nos dedicamos à vida eterna, por isso, assumir a condição de santidade que nela o Senhor Jesus nos oferece, já é participar da sua glória eterna. 

.

 Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv. 

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 03/08/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras