FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 25,14-30)(02/9/23).

 

1. Caríssimos, o justo vive sempre da fé, expressando-a pela virtude da humildade que fala por si mesma sem precisar de palavras, isto porque a linguagem do Espírito do Senhor é uma linguagem que expressa em termos espirituais as graças que Deus nos prodigalizou por se Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. 

 

2. Eis o que são Paulo nos ensina a esse respeito: "Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça, que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência. Nele é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um ato deliberado de sua vontade, para servirmos à celebração de sua glória. (Ef 1, 7-8.11-12a).

 

3. De fato, a vivência da fé torna-se uma grande pregação, que nasce das nossas atitudes, do nosso modo de ser diante de Deus e daqueles a quem Ele nos envia; nasce também do entusiasmo com que a vivemos; da vida de oração; da vivência dos Sacramentos. 

 

4. Decerto, a interação com nossos irmãos da comunidade Paroquial e com todos que encontramos no nosso dia a dia, conta como encontro com o Senhor, pois quem não o encontra no que vive, não pode ser chamado seu discípulo, porque ser discípulo do Senhor Jesus é segui-lo fielmente aonde quer que Ele nos conduza.

 

5. Mas, atenção, porque discipulado é aprendizado e nesse sentido, até hoje os discípulos continuam à ser chamados de discípulos, isto é, aprendizes das coisas eternas. Como ainda nos ensina são Paulo: "Tornai-vos os meus imitadores, como eu o sou de Cristo. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco." (1Cor 11,1; Fl 4,9).

 

6. Então, perguntamos: Senhor, será que estou vivendo a fé conforme à tua vontade, ou conforme os meus critérios limitados? E os talentos recebidos de ti, estão sendo multiplicados ou estão escondidos por preguiça ou ainda pelo mau uso deles? 

 

7. Portanto, caríssimos, não vivemos a fé isolados do mundo, mas no mundo sem sermos do mundo. Escutemos então estas palavras de são Pedro: "Comportai-vos nobremente entre os pagãos. Assim, naquilo em que vos caluniam como malfeitores, chegarão, considerando vossas boas obras, a glorificar a Deus no dia em que ele os visitar." (1Pd 2,12).

 

8. Destarte, multiplicar os talentos é viver os valores da fé por amor ao Senhor conduzidos pelo Seu Santo Espírito, pois, como nos ensina são Paulo: "De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (Rm 8, 13-14).

.

Paz e Bem! 

.

Frei Fernando Maria OFMConv. 

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 02/09/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras