FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 1,1-16.18-23)(8/9/23)

 

1. Caríssimos, com grande alegria a Igreja hoje celebra a Festa da Natividade de nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa Mãe. Com efeito, num mundo em que o pecado aparentemente reina, e por isso, está repleto de tantas misérias advindas da prática pecaminosa. 

 

2. Deus nos apresenta a Sua Mãe Imaculada, isto é, sem mácula, sem a mancha do pecado, com a missão de nos trazer o salvador pelo sim incondicional ao seu plano salvífico para nos libertar definitivamente do pecado e de todo mal que o pecado gera.

 

3. Como vimos nas leituras de hoje, Deus sempre age por sua infinita bondade para nos dar os seus maiores tesouros por meio daquela que Ele escolheu como Mãe, porque quis ser como um de nós, exceto no pecado; e para isso a criou Santa, Imaculada, como Arca da Nova Aliança, que guarda a sua Divina Palavra com a qual criou todas as coisas, e pela qual renova todas as coisas. 

 

4. Com efeito, Maria Santíssima, é a nova Eva, porém, com um diferencial mais que sublime em relação à primeira Eva, ou seja, ela jamais dialogou com o inimigo, pelo contrário, dialogou somente com Deus por meio do Anjo Gabriel.

 

5. E desse modo, cumpriu a sua missão de gerar o nosso Salvador, por isso, todas as gerações a proclamarão bem-aventurada, porque o todo poderoso fez nela grandes coisas e cujo nome é Santo, como ela mesma canta no Magnificat (cf Lc 1,46-55).

 

6. Decerto, celebrar a Festa da Natividade de nossa Senhora, é celebrar o nascimento da nova humanidade, pois, esta é a missão do seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que nasceu do seu ventre, por obra e graça do Espírito Santo, para renovar todas as coisas, como está escrito: "Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas." (Ap. 21,5). 

.

7. Portanto, caríssimos, cantemos com imensa alegria o mesmo hino que Maria cantou a Deus quando foi escolhida: "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo." (Lc 1,46-49).

.

8. Destarte, cantemos ainda os parabéns para a Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, neste dia lindo do seu nascimento, pois, por ela o Senhor nos deu todos os tesouros dos céus, isto é, a nossa salvação eterna.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 08/09/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras