FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA (Lc 9,7-9)(28/9/23)

.

1. Caríssimos, enquanto estivermos neste mundo viveremos em meio à uma guerra espiritual, travada no campo de batalha de nossas almas; ora, a nossa quietude interior depende das decisões que tomamos de acordo com a fidelidade à Palavra de Deus, vivida e comunidicada como missão que nos foi confiada por seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

.

2. Nessa guerra por um lado, somos bombardeados por milhares de vãos pensamentos e tentações que chegam à nossa mente querendo nos induzir ao pecado; por outro lado, somos socorridos e fortificados pelos pensamentos advindos da sabedoria do Espírito Santo que nos ajuda a superar tais tentações; porém, cabe ao nosso livre arbítrio acolher o amparo que Deus nos dá por meio da prática da nossa fé.

.

3. De fato, precisamos ficar atentos para um detalhe decisivo nesta guerra, somente nós podemos nos derrotar a nós mesmos, facilitando a ação do inimigo, porém, para evitar isso, são Paulo nos ensina: "Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria." (Cl 3,5).

.

4. No Evangelho de hoje o rei Heródes desejava ver Jesus, mas algo o impedia, isto é, a maldade que o levou a degolar o inocente, João Batista, precursor de Messias. Ora, quando uma alma vive imersa nas trevas da maldade nada mais encherga além das trevas que a envolve; nada de bom realiza, pois as trevas que lhe envolve não o permite.

.

5. Portanto, caríssimos, todo coração dominado pelo pecado experimenta um terrível vazio existencial e uma agonia torturante que gera ansiedade, depressão e outros males; de modo que, só é possível mudar esse estado mórbido de alma mediante o arrependimento sincero, a confissão e a absolvição sacramental; caso contrário, continuará imerso no inferno gerado pelos pecados praticados.

 

6. Destarte, escutemos atentamente este conselho de são Maximiliano Maria Kolbe: "Meus queridos filhos, quando a escuridão nos envolve, quando as fraquezas e os desânimos nos oprimem, pensemos no Céu... O Céu está se aproximando. Todos os dias estamos mais perto do Céu. Coragem, então! 

 

7. Não escute o diabo que quer fazer você acreditar que o Céu existe, é certo, mas que não é para você. Mesmo se você tivesse cometido todos os pecados possíveis, um ato de amor perfeito os apaga todos tão perfeitamente para que nenhum traço deles exista". 

.

8. Lembre-se sempre: "De fato, quem vive segundo a fé vive segundo a razão de Deus, que é ilimitada. Na medida em que a alma vive segundo a fé, eleva-se a um nível infinitamente superior à ordem da natureza". (São Maximiliano Maria Kolbe)

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 28/09/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras