PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 18,1-5.10)(02/10/23).
Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem! Sejam bem-vindos a nossa meditação diária.
Hoje a Igreja celebra a memória dos santos anjos da guarda a quem Deus confiou as almas enquanto estivermos neste mundo a caminho do Reino dos céus.
Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.
1. Caríssimos, as graças de Deus chegam até nós por diversos meios, dentre eles temos a intercessão dos santos, em especial a intercessão de Nossa Senhora; elas também nos chegam por meio da proteção dos santos anjos, em especial, nossos anjos da guarda, que nos protegem nas mais diversas situações do nosso dia a dia.
2. Na primeira leitura meditamos: "Assim diz o Senhor: Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. Respeita-o e ouve a sua voz. Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários." (Ex 20,20-22).
3. E também no Salmo 33: "O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem, e os salva." (Sl 33,8). E ainda no Salmo 90: "Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra."(Sl 90,10-12)
4. São Bernardo Abade assim escreveu a respeito dos santos anjos em um de seus sermões: “Sejamos, pois, devotos e agradecidos àqueles guardiães tão exímios; correspondamos o seu amor, honremo-los quanto possamos e conforme devemos. . 5. Eles nos guiam nos nossos caminhos, não podem ser vencidos nem enganados e menos ainda podem nos enganar. São fiéis, prudentes, poderosos. Basta que os sigamos, que estejamos unidos a eles, e viveremos assim, à sombra do Onipotente”. . 6. Santa Francisca Romana, certa feita recebeu do Senhor a graça da visão do seu anjo da guarda e assim o descreveu: “Era de uma beleza incrível, com uma pele mais branca que a neve e um rubor que superava a vermelhidão das rosas. . 7. Seus olhos, sempre abertos olhando para o céu, o cabelo comprido e cacheado cor de ouro. Sua túnica era comprida até os pés e era branca um pouco azulada e, outras vezes, com brilhos avermelhados. Era tal a irradiação luminosa que o seu rosto emanava, que podia ler as matinas em plena meia noite." . 8. Rezemos então esta bela oração composta por são Charles de Foucauld: "E como hoje é o dia da tua festa, meu anjo bom. De todo o coração te digo aos pés de Jesus: Feliz dia! Obrigado por todos os teus benefícios! . 9. Perdoa-me por todas as minhas ingratidões e por me comportar de forma tão desrespeitosa na tua presença, perdoa-me por te contristar tantas vezes! Guarda-me e ajuda-me cada vez mais! A minha vontade é honrar-te e amar-te, tanto quanto Deus permite e quer." . 10. Rezemos também esta terna oração tão conhecida e recitada, ao nosso anjo da guarda, pedindo-lhe a graça da sua proteção: "Santo anjo do senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine." Amém! Assim seja! . Amados irmãos e amadas irmãs, grande é o mistério da nossa salvação e também grandes são as graças derramadas em nossas almas conforme os desígnios do nosso Pai celestial. . Decerto, ter um anjo da guarda nos protegendo nos momentos difíceis de nossa caminhada para o céu é uma destas graças. Peçamos humildemente ao Senhor para termos a percepção da sua presença junto a nós, para a ele recorrermos em nossas necessidades. Amém! Assim seja! . Paz e Bem! . Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 02/10/2023
|