PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,25-37)(09/10/23).
Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem! Sejam bem-vindos a nossa meditação diária.
Frequentemente sofremos a tentação de nos justificar por aquilo que fazemos ou falamos, como que esquecendo-se que somos filhos e filhas da verdade e que somente a verdade deve permanecer em nossa mente, em nossas palavras e na nossa prática de vida.
Meditemos atentamente com a firmeza da fé em Cristo este pequeno sermão de hoje.
1. Caríssimos, viver em estado de graça consiste em permanecermos fiéis a nossa filiação divina, isto é, amando a Deus sobre todas as coisas como seus filhos e filhas nascidos da água e do Espírito Santo no seio da santa Igreja por meio do batismo, para realizarmos em nosso viver a Sua Santa Vontade.
2. Com efeito, as vezes escuto alguns dizerem que é muito difícil seguir o Senhor, a estes digo: difícil é seguir o mal, pois ele nada tem para nos dar, a não ser a condenação eterna que recebeu depois de ser julgado e condenado por toda maldade que tem realizado na obra da criação (cf. Jo 16,7-11).
3. Não resta dúvida que a maior luta que travamos é espiritual e esta acontece dentro de nós mesmos, no coração de nossas almas, isto é, em nossa mente, em nossa consciência. Por isso, precisamos escutar o Senhor que nos diz: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26,41). . 4. Ora, muitos são aqueles que usam a última parte desse versículo para querer justificar que pecou ou peca porque "a carne é fraca". A estes digo: não existe pecado sem tentação, sem permissão e sem o ato praticado ainda que seja mentalmente. . 5. Por isso, ninguém é fraco antes do pecado, como nos ensina são Paulo (cf. 1Cor 10,13) e também são Tiago (cf. Tg 1,12-16), ou seja, somos fracos só depois que pecamos. Dito isto, ponhamos em prática a primeira parte deste versículo ("vigiai e orai") para assim nos manter em comunhão com o Senhor, bem como nos ensina são João: "Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu." (1Jo 3,6). . 6. Portanto, caríssimos, meditando o evangelho de hoje, percebemos que os mestres da Lei se aproximavam do Senhor Jesus para pô-lo à prova e não para segui-lo. De fato, quem não tem argumento para expressar o bem, usa a astúcia como arma para poder condenar os outros e não ama-los. . 7. Decerto, a Sabedoria divina revelada nas Palavras do Senhor Jesus, nos ensina que o amor supera todas as barreiras que os homens criaram para não viverem unidos e em paz. Disse Ele: "Vai e faze a mesma coisa [que o bom samaritano fez]." . 8. Destarte, uma alma que ama de verdade nunca se aproxima Dele para prova-lo, nem para fingir que não conhece os seus santos mandamentos, pois não podemos fazer de conta que acreditamos no que Deus nos fala, mas sim pôr em prática o que Ele nos ensina. . 9. Amados irmãos e amadas irmãs, as graças de Deus nos são dadas para pôrmos em prática para assim experimentarmos os seus efeitos em nossas almas. Pois, é isto o que nos ensina são Paulo: "Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos." (Ef 2,10). . 10. Então, mãos à obra, porque, de fato: "Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta." Como nos ensina são Tiago (Tg 2,26). . Paz e Bem! . Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 10/10/2023
|