FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


Solenidade De Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Jo 2,1-11)(12/10/23). 

 

Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem! Sejam bem-vindos a nossa meditação diária.

 

O que é uma devoção, como a que o povo brasileiro tem a nossa Senhora Aparecida e os cristãos católicos do mundo inteiro têm à Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa mãe?

 

A devoção é um profundo desejo de Deus, e de ser como seus santos e santas, em especial como à Virgem Maria, para contemplarmos a sua Sagrada Face. E é desse sentimento religioso que nasce a piedade e o amor, que demonstramos por meio das nossas orações e da prática da nossa fé.

 

Meditemos com amor e devoção esta Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do povo brasileiro. 

 

1. Caríssimos, não tem como pensar a história da salvação sem a presença da Mãe de Jesus que o gerou por obra e graça do Espírito Santo no seu seio virginal; Ele que é o autor e consumador da nossa fé e da nossa salvação. E, por isso, Maria Santíssima é a porta por onde o autor da vida entrou neste mundo para nos libertar do pecado, nos livrar da morte e nos conduzir ao Reino dos Céus, à vida eterna. 

 

2. Com efeito, ela é a nova Eva, o modelo perfeito, obra prima das mãos de Deus, à quem escolheu para depositar nela todo o seu amor, o seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Com isso, compreendemos que a nossa devoção à Virgem Mãe é profunda comunhão com a vontade de Deus, que lhe deu a missão de esmagar a cabeça do inimigo de nossas almas, por meio do seu amado Filho como está escrito no livro do Genesis (cf. Gn 3,15). 

 

3. Com efeito, celebrar solenemente a presença da Mãe de Deus em nosso meio, é celebrar a sua participação no grande mistério da nossa redenção, pois a Santíssima Virgem Mãe não só gerou Jesus, mas também o assistiu nos últimos instantes de sua imolação na cruz, recebendo dele a missão de ser a mãe da nova humanidade (cf. Jo 19,26-27).

 

4. Portanto, caríssimos, por todas as graças derramadas sobre toda a humanidade ao longo do tempo por intercessão da Imaculada Conceição, cantemos esse belíssimo hino em honra da Mãe de Deus e nossa Mãe: 

.

Viva a mãe de Deus e nossa

Sem pecado concebida!

Viva a Virgem Imaculada

A Senhora Aparecida!

.

Aqui estão vossos devotos

Cheios de fé incendida

De conforto e de esperança

Ó, Senhora Aparecida!

.

Protegei a santa igreja

Ó Mãe terna e compadecida

Protegei a nossa Pátria

Ó, Senhora Aparecida!

.

Amparai todo o clero

Em sua terrena lida

Para o bem dos pecadores

Ó, Senhora Aparecida!

.

Velai por nossas famílias

Pela infância desvalida

Pelo povo brasileiro

Ó, Senhora Aparecida!

Amados irmãos e amadas irmãs, como seria bom se toda a humanidade vivesse os valores eternos que a Santíssima Virgem Maria viveu tão intensamente, como ela mesma cantou no cântico do Magnificat.

.

Certamente este mundo seria um paraíso repleto de paz e tranquilidade, e não esse inferno em que ele está se tornando.

.

Paz e Bem! 

.

Frei Fernando Maria OFMConv. 

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 12/10/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras