FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 2,13-22)(09/11/23)

 

1. Amados irmãos e amadas irmãs, hoje a Santa Igreja celebra a Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, considerada a igreja mãe de toda a catolicidade. "Inicialmente foi uma festa exclusivamente da cidade de Roma. 

 

2. Mais tarde, estendeu-se à Igreja de Rito romano, com o fim de honrar a Basílica que é chamada “mãe e cabeça de todas as igrejas da Urbe e do Orbe, isto é, de Roma e do mundo, e como sinal de amor e unidade para com a Cátedra de Pedro que, como escreveu Santo Inácio de Antioquia, “preside a assembleia universal da caridade”.

.

3. As leituras de hoje nos revelam que a Igreja não é uma simples organização humana; mas, sua origem é Divina; pois, nasce destas Palavras do Senhor Jesus: "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 

 

4. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mt 16,18-19). Decerto, qualquer interpretação que não confirme a Palavra do Senhor, perde-se no vazio do desvario humano. 

.

5. No Evangelho de hoje Jesus compara o Templo de Jerusalém ao seu próprio corpo, nos ensinando com isso, que também nós somos templos vivos de Deus, ou seja, somos um grande mistério do seu Divino Amor destinados à ressurreição, à vida eterna. 

.

6. E confirmando essa verdade eis o que Ele disse: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada." (Jo 14,23). Ou seja, a alma humana é eterna e por sua obediência recebe a graça inefável de ser morada do Altíssimo.

.

7. Com efeito, isso significa que a obediência ao Senhor, torna as nossas almas Templos vivos da Santíssima Trindade. De fato, esse é um dos grandes mistérios da nossa fé que só enderemos perfeitamente na eternidade. São João assim se expressou a esse respeito: "Eis como sabemos que conhecemos o Senhor: se guardamos os seus mandamentos.

.

8. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele: aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu." (1Jo 2,3-6).

.

9. Amados irmãos e amadas irmãs, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus expulsa os vendilhões do templo. Ora, essa sua atitude provoca duas reações: revolta e desejo de vingança ou então tomada de consciência do erro cometido e a mudança de vida. 

.

10. De fato, quando se vive no pecado Deus provoca a alma para que ela reaja, se arrenda e se converta, caso contrário, permanece escrava do pecado. Ora, vendilhões do templo sempre existirão, porque enquanto o pecado não for totalmente erradicado da natureza humana, o mal persistirá.

.

11. No entanto, existe um meio para vence-lo, o arrependimento sincero, a conversão do coração, o perdão dos pecados, e salvação em Cristo. Fora disso, somente a purificação universal escatológica, que acontecerá com a segunda vinda de Cristo, exterminará o pecado para sempre. 

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 09/11/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras