PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 15,29-37)(06/12/23) . 1. Amados irmãos e amadas irmãs, as promessas de Deus são para nós garantias de felicidade sem fim, porque o Senhor é fiel e cumpre sempre o que promete, Ele nunca falha, pois tudo realiza é em vista da nossa salvação. Viver na sua presença e fazer tudo o que lhe agrada é manter-nos firmes Nele pela prática da sua Palavra, para darmos os frutos da vida eterna.
2. De fato, basta que sejamos fiéis no cumprimento dos seus santos mandamentos, como nos ensinou são João: "Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1Jo 5,1-4).
3. Ora, e para reiterar isso perguntamos, por que é tão importante guardar os seus santos mandamentos? Porque eles são proteção, segurança, alívio e conforto, como um oásis no deserto deste mundo faminto e sedento da verdade, pois são caminho de perfeição que nos leva à santidade. . 4. Com isso, entendemos que os frutos da prática da sua Palavra, são como iguarias que deliciam nossas almas, tal qual meditamos na primeira leitura: "Naquele dia, o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos." (Is 25,6). . 5. Mas, o que isso significa? Significa o que está escrito logo em seguida: "O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse." (Is 25,8).
6. Em outras palavras, o Profeta Isaías fala da nova condição dos redimidos, como meditamos no livro do Apocalipse: "[O Senhor] Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição." (Ap 21,4). . 7. Portanto, caríssimos, não existimos por acaso, na verdade, fomos muito bem pensados e amados por Deus que nos criou, e é por isso que estamos aqui (cf. Sl 138); precisamos apenas corresponder ao seu amor que nos é concedido em Cristo Jesus, nosso Senhor. . 8. É bem como escreveu, são Paulo: "Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Rm 8,38-39). . 9. No Evangelho de hoje o Senhor "Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou." (Mt 15,29-30).
10. Além desses milagres Ele multiplicou cinco pães e alguns peixes para a multidão faminta e todos ficaram saciados. Ora, os milagres realizados por Jesus não são apenas a demonstração do seu poder, mas sim o cumprimento das profecias que confirmam que Ele é o Messias enviado por Deus Pai. . 11. Amados irmãos e amadas irmãs, o que nos enche de alegria e nos leva a viver mais intensamente da fé, é a segurança que o Senhor Jesus nos dá para segui-lo rumo ao paraíso que nos promete por lhe sermos fiéis na prática da Sua Palavra. Amém! Assim seja! . Paz e Bem! . Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 06/12/2023
|