FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,39-45)(21/12/23).

.

1. Caríssimos irmãos e irmãs, tudo o que acontece no mundo por inspiração de Deus é para que se cumpra a Sua Santa Vontade em vista da nossa salvação; por isso, não podemos separar os acontecimentos humanos das graças de Deus, porque se o fizermos sem dúvida alguma nos perderemos. 

 

2. Em outras palavras, vivemos no mundo visível, sustentados pelo mundo metafísico que nos envolve, porém, nada acontece por acaso, tudo depende das escolhas e decisões pessoais ou coletivas que tomamos; à isso, chamamos de livre arbítrio. 

3. Todavia, nada e ninguém poderá impedir que a vontade soberana de Deus se cumpra, pois, sem o seu querer nada pode subsistir para além do que foi determinado, porque tudo o que existe naturalmente e espiritualmente depende sempre do Senhor que tudo criou por amor e para nos conduzir à sua glória eterna. 

 

4. Fora disso não existe nenhuma perspectiva de felicidade temporal ou eterna. Decerto, bom mesmo é saber que em Deus temos tudo e nada nos falta para que a nossa felicidade seja completa (cf. Sl 22). E isso testifica são Paulo ao afirmar: "É em Deus que vivemos, nos movemos e Somos." E ainda: "Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar." (Fl 2,13). 

.

5. Com efeito, a celebração do Natal do Senhor, é, na verdade, a sua manifestação no tempo e em nossa história, para nos fazer participantes da sua natureza divina e da sua gloria. Ou seja, Deus Eterno e Todo Poderoso assume nossa condição de mortalidade, causada pelo nosso pecado, para nos fazer participantes de Sua imortalidade pelo perdão que nos concede.

.

6. Decerto, a Igreja na liturgia de hoje celebra a visitação de Maria à sua prima Isabel; ora, assim que o Anjo Gabriel anunciou o nascimento de Jesus, anunciou também a gravidez de Isabel; ao que a Santíssima Virgem Mãe imediatamente se pôs à caminho para ajudá-la em suas necessidades, pois era de idade avançada. 

.

7. Desse modo, compreendemos que os acontecimentos divinos se dão dentro dos acontecimentos humanos e assim o Senhor renova todas as coisas, como está escrito no livro do Apocalipse: "Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras." (Ap 21,5).

8. Portanto, caríssimos, como vimos neste Evangelho, Maria Santíssima assim que entrou na casa de Isabel e a cumprimentou, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 

.

9. Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. (Lc 1,42-45).

 

10. De fato, todas as pessoas conduzidas pela vontade de Deus, levam em suas Palavras e ações a graça do Espírito Santo, de modo que, até mesmo uma simples saudação preenche as almas que a escuta de modo que elas não se contém em si mesmas de tanta alegria.

11. "Maria é bem-aventurada porque acreditou, porque se tornou totalmente, de corpo e alma, a morada do Senhor, para sempre. Desse modo, Maria não só nos convida à admiração, à veneração, mas guia-nos, indica-nos o caminho da vida, mostra-nos como podemos tornar-nos bem-aventurados, como podemos encontrar a felicidade [eterna]." (Mons. Angelo Spina).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv. 

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 21/12/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras