PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,26-38)(24/12/23). . 1. Caríssimos irmãos e irmãs, bendito seja Deus que por seu infinito amor, teve compaixão da nossa humanidade que vivia nas trevas do pecado, e a iluminou com o Sol da justiça, Seu Filho amado, nosso Senhor Cristo Jesus, nascido da Virgem Maria, exaltada pela Santa Igreja como Rainha do céu e da terra. . 2. De fato, no Evangelho de hoje, o Anjo Gabriel visitou Maria e lhe revelou que seria a Mãe de Jesus e que Ele salvaria o seu povo; revelou também que Jesus herdaria o trono de seu pai, o rei Davi, e que o seu reino jamais teria fim.
3. De igual modo Isabel também profetizou, quando Maria chegou à sua casa para ajudá-la: “Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!" . 4. Desse modo, compreendemos que Jesus é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores; por isso, convinha que com a mais sublime piedade sua Mãe Santíssima fosse exaltada no céu e na terra, como a Rainha de todas as suas criaturas.
5. De fato, Deus que a criou por seu amor, a fez participante de Sua Natureza Divina pelo nascimento do seu Filho, gerado nela pelo Espírito Santo; desse modo, nos deu contemplá-la na Sua infinita grandeza como participante direta da nossa salvação eterna. . 6. Portanto, caríssimos, amar Maria Santíssima como nossa mãe é um dos maiores privilégios que Deus nos deu; e te-la como nossa rainha, é saber-se bem governados e amparados pela sua maternal proteção. . 7. Peçamos, então, a graça da sua intercessão na certeza de que o Senhor jamais negará à sua Santíssima Mãe um pedido, ou uma súplica sua à nosso favor: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós e por todos quantos a vós não recorrem de modo especial pelos inimigos da Santa Igreja, e por aqueles que a vós estão recomendados." . 8. Destarte, eis o que escreveu Bento XVI sobre Maria e a sua missão: "Os santos são os verdadeiros portadores de luz dentro da história, porque são homens e mulheres de fé, esperança e caridade. Entre os santos, sobressai Maria, Mãe do Senhor e espelho de toda a santidade. No Evangelho de Lucas, encontramo-la empenhada num serviço de caridade a sua prima Isabel, junto da qual permanece «cerca de três meses» (1,56), assistindo-a na última fase da gravidez. . 9. "Magnificat anima mea Dominum – A minha alma engrandece o Senhor» (Lc 1,46), diz por ocasião de tal visita, exprimindo assim todo o programa da sua vida: não se colocar a si mesma ao centro, mas dar espaço ao Deus que encontra tanto na oração como no serviço ao próximo — só então o mundo se torna bom. . 10. Maria é grande precisamente porque não quer fazer-se grande a si mesma, mas engrandecer a Deus. Ela é humilde: não deseja ser mais nada senão a serva do Senhor (cf Lc 1,38.48). Sabe que contribui para a salvação do mundo não realizando uma obra sua, mas apenas colocando-se totalmente à disposição das iniciativas de Deus. . 11. É uma mulher de esperança: só porque crê nas promessas de Deus e espera a salvação de Israel é que o anjo pode vir ter com ela e chamá-la para o serviço decisivo de tais promessas. É uma mulher de fé: feliz de ti, que acreditaste, diz-lhe Isabel (cf Lc 1,45). (Bento XVI, papa de 2005 a 2013 - Encíclica Deus Caritas est, § 41; Libreria Editrice Vaticana). . Paz e Bem! . Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 24/12/2023
|