FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 5,1-20)(29/01/24)

.

1. Caríssimos irmãos e irmãs, a presença do maligno numa alma é a pior das experiências que o ser humano pode fazer, porque de imediato perde a paz, a alegria de viver e todas as graças que o mantinha em comunhão com o Senhor, exceto o dom do arrependimento. 

 

2. De fato, o deplorável estado da alma que ofende a Deus, tem sua origem no pecado, permitido e praticado, como nos ensina são Tiago: "Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia." (cf. Tg 1,13-14). De fato, por trás de todo pecado se esconde o maligno.

.

3. Com efeito, ao criar o ser humano à sua imagem e semelhança, Deus lhe deu o poder do livre arbítrio para dizer sempre não ao maligno, que só pode entrar numa alma se receber dela a permissão, porque sem essa permissão nada pode fazer, por isso, usa as tentações que chegam à mente por meio de maus pensamentos. 

 

4. Mas, quanto à isso, são Paulo nos ensina: "Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela." (Rm 10,13).

.

5. Sem dúvida alguma, tudo o que é mal só vem do mal; os filhos de Deus nunca pensam o mal, porque são filhos de Deus (cf. 1Jo 3,7-10); todavia, sofrem tentações, pois essa é a arma usada pelo maligno para seduzir e entrar nas almas e delas se apossar, como vimos no Evangelho de hoje. 

 

6. Por isso, nunca deixe entrar em sua mente pensamentos de acusação, julgamento, sedução, perversão, traição, violência, xingamentos, blasfêmias, desejos impuros, etc; porque o resultado disso é devastador para a alma.

.

7. Portanto, caríssimos, as armas espirituais que o Senhor nos dá, são poderosíssimas na luta contra às insídias do maligno; pois, é o Espírito Santo que vai conosco nos ajudando a vencer essa luta. 

 

8. São elas: a Santa Missa, o Sacramento da confissão, a comunhão Eucarística, a Palavra de Deus meditada e praticada, a oração mental, o Santo Terço diário, o jejum penitencial, as obras de misericórdia e a prática da fé pela participação nas pastorais da comunidade eclesial.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 29/01/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras