PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 4,24-30)(04/03/24).
1. Caríssimos, ao longo da história da salvação, vimos se cumprir estas palavras de são Pedro: "Todos vós, em vosso mútuo tratamento, revesti-vos de humildade; porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes (Pr 3,34). Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno." (1Pd 5,5b-6).
.
2. Ora, em nossa naturalidade não passamos de um sopro, ou seja, somos dependentes e frágeis; por isso, nem sempre os acontecimentos se dão como desejamos ou queremos, porque, embora dotados do livre arbítrio, nem sempre governamos a nossa vida com equilíbrio e sensatez, e isto quando permitimos as tentações e o pecado que é a causa de todos os males.
.
3. Na primeira leitura vimos a história de Naamã, um oficial Sírio que havia contraido lepra, porém, providencialmente foi conduzido à fé por uma filha de Israel que habitava em sua casa como escrava. A princípio ele foi ao encontro do Senhor do seu jeito, todavia, só o encontrou depois da exortação de seus criados que o convenceram a obedecer a Palavra do Senhor proferida pelo Profeta Eliseu.
.
4. De fato, enquanto permaneceu na arrogância, manteve-se doente de corpo e alma, e só encontrou alívio quando pela obediência e humildade seguiu o conselho do Senhor. Sem dúvida este exemplo é para nós uma grande lição, pois, a humildade é uma virtude divina que os arrogantes jamais conhecerão, a não ser que se convertam como o fez Naamã.
.
5. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus sofre com o cúmulo da arrogância dos seus concidadãos na Sinagoga de Nazaré, sua terra, pois, além de não o reconhecerem como Profeta ainda queriam precipita-lo no abismo, por não acolherem a sua Palavra e os sinais que revelavam que Ele era o Messias enviado por Deus.
.
6. Daí percebemos que é necessário não se acostumar com as palavras e as ações do Senhor, pois elas são sempre novas. Desse modo, se evita cair na tentação de relativiza-las, pois, a fé nos foi dada para reconhece-las, obedece-las, e pô-las em prática.
.
7. Na Carta aos Hebreus, lemos: "Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade." (Hb 13,8). Isto significa que o Senhor Jesus continua vivo no meio de nós revelando a vontade do Pai, pois Sua Palavra, é Sua Presença real, como também a Santa Eucaristia, que é a Sua presença física; porém, somente o reconhecemos quando Nele cremos, para realizar a Sua Vontade.
.
8. Portanto, caríssimos, o Senhor "Jesus não é apenas um grande profeta, mas a própria Palavra de Deus encarnada, Aquele que é a verdade em pessoa, e vem dar-nos a conhecer e anunciar-nos a vontade do Pai, que nos chama a sermos seus filhos e herdeiros do Reino dos Céus.
.
9. Ele vem, porém, na simplicidade e na humildade, e pede que também nós o sigamos no caminho da simplicidade, da humildade, da caridade e da mansidão, que é verdadeiramente o caminho da salvação." (Ir. Anna Maria Cànopi).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 04/03/2024
|