FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA (Mt 9,18-26)(08/7/24)

.

1. Caríssimos irmãos e irmãs, o Mistério da fé se faz presente na vida dos humildes de coração, daqueles que saem dos limites de sua finitude para adentrarem no estado de graça onde a ação divina realiza os prodígios que somente o dom da fé pode alcançar. 

.

2. No Evangelho de hoje ouvimos o Senhor Jesus dizer à mulher com o fluxo de sangue: "Coragem, filha! A tua fé te salvou”. Sem dúvida ao escutar essa resposta a mulher experimentou os efeitos imediatos da graça recebida e se manteve confiante e feliz pela cura imediata que recebera.

.

3. Todavia, muita atenção para a pergunta do Senhor Jesus no Evangelho de São Lucas: "Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?" (Lc 18,8). De fato, em nosso tempo são tantas as distrações e vícios pelos quais somos acossados a ponto de que muitos deixarem a prática da fé pelas falsas novidades das novas tecnologias. 

.

4. No entanto, perguntamos, qual será o resultado dessa onda de mentiras, perversões, injustiças, corrupção, e todo tipo de maldade que estão levando milhões ao desespero, à perdição e à falência de nossas instituições? Decerto, o mal por si mesmo se destrói, e quem o pratica o faz porque deixou-se dominar por ele. 

.

5. Com efeito, também no Evangelho de hoje ouvimos o Senhor Jesus ser caçoado por aqueles que ao invés da piedade, cultivavam as distrações e a incredulidade, por isso, ao ouvirem a Sua Palavra o desprezaram, no entanto, bastou a fé daquele pai para que a graça da ressurreição de sua filha fosse alcançada. 

.

6. Portanto, caríssimos, bem-aventurados os humildes de coração porque deles é o Reino dos Céus. Decerto, a humildade é a terra fértil onde a fé brota e cresce e dá seus frutos tornando-nos testemunhas dos prodígios do Senhor e do seu divino poder. 

.

7. Comentando este Evangelho disse o Papa Bento XVI: "O coração de Cristo é divino-humano: nele Deus e o homem se encontram perfeitamente, sem separação e sem confusão. Ele é a imagem, de fato, a encarnação do Deus que é amor, misericórdia, ternura paterna e materna, do Deus que é Vida. 

.

8. Por isso, declarou solenemente a Marta: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, mesmo que morra, viverá; quem vive e crê em mim não morrerá eternamente". E acrescentou: "Crês nisso?" (Jo 11,25-26). 

.

9. Uma pergunta que Jesus dirige a cada um de nós; uma pergunta que certamente nos excede, excede nossa capacidade de compreensão e nos pede que nos confiemos a Ele, como Ele se confiou no Pai. 

.

10. Sim, Senhor! Nós também acreditamos, apesar de nossas dúvidas e obscuridades; acreditamos em Ti, porque Tu tens palavras de vida eterna; acreditamos em Ti, que nos dá uma esperança confiável de vida além da vida, de vida autêntica e plena em Teu Reino de luz e paz."

.

(Bento XVI - Angelus, 9 de março de 2008).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 08/07/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras