FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 20,2-8)(27/12/24)

.

1. Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Festa de São João Evangelista. "João era discípulo de Jesus, aquele que Jesus amava e que esteve com ele até a morte na cruz. Era o mais jovem dos apóstolos, pescador e a tradição delega a ele o texto do quarto evangelho, três cartas e o livro do Apocalipse.

.

2. Nos Atos dos Apóstolos, ele aparece sempre com São Pedro. Após Pentecostes João ficou pregando em Jerusalém. Participou do Concílio de Jerusalém, depois com Pedro se transferiu para a Samaria. Mas logo foi viver em Éfeso, para onde teria levado também a mãe de Jesus. Nesta cidade organizou comunidades e foi perseguido.

.

3. João morreu e foi sepultado em Éfeso. Tinha aproximadamente noventa anos de idade, após muito sofrimento por todas as perseguições que sofreu durante sua vida por pregar a Palavra de Deus." (Liturgia das horas).

.

4. Com efeito, a experiência da convivência de João com o Senhor Jesus é tão marcante em sua vida que no início da sua Primeira Carta escreveu: "Caríssimos, o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida, 

.

5. De fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós – isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. 

.

6. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa." (1Jo 1,1-4). "De fato, o Senhor Jesus é um amigo único, aquele que ninguém pode passar sem a sua amizade." (Pe. Ubaldo Terrinoni).

.

7. Portanto, caríssimos, a Santa Amizade entre Deus e o ser humano, representada pela convivência de Cristo com o seu discípulo amado, nos faz sentir-nos amados de igual modo, pois é algo tão cândido que nos leva a desejar esse santo afeto, dádiva do Espírito Santo às almas puras. João viveu essa experiência tão intensamente que a transpareceu em cada palavra de seus escritos.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 27/12/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras