FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


Homilia do Dom de Ramos (Lc 19,28-40)(13/04/25)

.

1. Caríssimos irmãos e irmãs, a Santa Igreja hoje dá início a semana santa com o Domingo de Ramos, nesse dia Jesus entra como rei triunfante em Jerusalém, montado num jumentinho e aclamado com rei de Israel pela multidão com ramos nas mãos contando hosana ao Filho de Davi. 

 

2. Com efeito, todos os acontecimentos do mistério da nossa salvação, ou seja, a Paixão, morte e ressurreição do Senhor, já haviam sido profetizados no Antigo Testamento, e agora inicia o seu cumprimento. De fato, o Senhor já sabia os sofrimentos e a morte que haveria de padecer. 

.

3. Então, quais lições aprendemos desses acontecimentos? Deus enviou o Seu Filho a nós como um de nós para que o conhecêssemos quem Ele é, e como tudo faz em nosso favor porque nos ama e quer que participemos com Ele da sua glória eterna. 

 

4. Como bem descreveu São João: "Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. (Jo 3,16-17). 

.

5. De uma coisa fiquemos certos, o mal não faz parte do Seu Reino e por isso, tiremos de nosso meio tudo o que há de mal; as armas para isto são as mesmas usadas por seu Filho, obediência total à Sua Vontade, confiança inabalável no Seu Poder, amor incondicional ao Seu querer. 

 

6. Em outras palavras, no que diz respeito à nós, isso significa, crer em nosso Senhor Jesus Cristo, ama-lo como o Messias enviado por Deus nosso Pai celestial, sendo fiéis até o fim como Ele mesmo nos ensinou: "Quem permanecer fiel até o fim será salvo." (Mt 24,13)

 

7. Portanto, caríssimos, sem dúvida alguma, fazemos parte do Grande Mistério de Deus, da Sua Criação, da Redenção operada por Seu Filho, e da luta contra o mistério da iniquidade. Por isso, mesmo precisamos viver como seus filhos e filhas no cumprimento do seu plano de amor para a nossa salvação. 

 

8. É claro que racionalmente pouco entendemos de tudo isso; mas, para que vivamos segundo a sua Santa Vontade, depois da Sua Ressurreição, o Senhor nos enviou o Espírito Santo para permanecer conosco preparando-nos para a Sua segunda vinda que acontecerá no fim do mundo.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 13/04/2025


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras