![]() PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 26,14-25)(16/04/25) . 1. Caríssimos irmãos e irmãs, o que é ser traído? É ser tolhido de toda confiança depositada e da dignidade concedida, porém, desprezada como se fosse um nada; e mais ainda, é a perca dos valores da amizade, do amor, da justiça, da bondade e da paz por parte do traidor.
2. Ora, como uma criatura ousa vender o seu Criador como se fosse um escravo? É isso o que meditamos no Evangelho de hoje, ou seja, não bastou a Judas Iscariotes ser chamado por Jesus e receber a honra de ser um dos Seus Apóstolos; escutar a Sua Santa Palavra; andar com Ele nas estradas da Terra Santa; contemplar os milagres e todas as graças derramadas por onde o Senhor passou. . 3. Santo Antônio de Pádua, meditando esse episódio, escreveu: "Ó Judas, queres vender o Filho de Deus como se fosse um vil escravo, como se fosse um cão morto? Diz-me: Em que é que Ele te ofendeu? Que mal te fez para que digas: «Entregar-vo-lo-ei»?
4. Terás esquecido a incomparável humildade do Filho de Deus e a sua pobreza voluntária, a sua doçura e afabilidade, a sua aprazível pregação e os seus milagres, o privilégio pelo qual te escolheu como apóstolo e fez de ti seu amigo?"
5. E conclui sua reflexão com esta evidência mais que comprovada em nossos dias: "Quantos Judas Iscariotes há ainda hoje, que, em troca de algumas vantagens materiais, vendem a verdade, entregam o próximo, e se enforcam na corda da condenação eterna!" . 6. Portanto, caríssimos, peçamos ao Senhor Jesus a graça da fidelidade à toda prova, pois como Ele mesmo disse: "Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes." (Lc 16,10). . 7. Destarte, possa ser que não entendemos a pedagogia divina ao percebermos que a maldade se alastra na face da terra como uma horrível pandemia, porém, como disse Santo Agostinho: "O mal não pode contrariar a bondade de Deus.
8. Ainda que Satanás seja um artesão do mal, o Supremo Artesão não permitiria a existência do mal se não pudesse servir-Se dele para que tudo concorra para o bem." E a morte cruenta do Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, comprova essa verdade.(Sermões sobre o evangelho de João, n.° 27, § 10)
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 16/04/2025
Comentários
Comentar com ![]() |