![]() PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 3,7b-15)(29/04/25) . 1. Amados irmãos e amadas irmãs, entendemos claramente a linguagem divina quando a acolhemos da mesma forma que o Senhor nos acolhe para nos comunicar as suas graças e nos fazer plenos do Seu amor e da Sua Santidade.
2. Querer entender Deus da mesma forma que entendemos as suas criaturas; é querer submete-lo aos nossos critérios; e isso é impossível, porque o Senhor é infinito e somente a nossa obediência poderá acolhe-lo em nossas almas. (cf. Jo 14,23). . 3. No Evangelho de hoje, Nicodemos, um dos doutores da Lei, procurou Jesus para ter uma conversa com Ele, pois estava imprecionado com o que dizia e realizava da parte de Deus, como ele mesmo reconheceu: "Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”. . 4. Com efeito, essa abertura de coração que vemos em Nicodemos só é possível quando se ama a Deus sobre todas as coisas; isto porque somos apenas um sopro de vida e jamais poderemos exigir do Senhor qualquer explicação das desordens que nós mesmos causamos com os nossos pecados na obra da criação.
5. Na verdade, nós é que precisamos nos arrepender e clamar a Sua Divina Misericórdia para voltarmos à prática do bem e à felicidade do seu convívio, como vimos na primeira leitura: "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum." (At 4,32). . 6. Portanto, caríssimos, peçamos ao Senhor Jesus um coração manso e humilde como o Seu para aprendermos com Ele a obediência perfeita sem a qual jamais poderemos agradar a Deus, pois a fé consiste nisto, pôr em a sua vontade para sermos conduzidos por ele. . 7. Destarte, como vimos nesse Evangelho que estamos meditando, Nicodemos procurou Jesus, não com o intuito de pô-lo à prova; mas, para se unir a Ele, porque na sua humildade reconhecera que Ele era realmente o Messias, o enviado de Deus.
8. A pergunta que fazemos é esta: cremos realmente que Jesus é o Filho de Deus e que está conosco até o fim dos tempos? Se dissermos que sim, então escutemos são Pedro: "Este Jesus vós o amais, sem o terdes visto; credes nele, sem o verdes ainda, e isto é para vós a fonte de uma alegria inefável e gloriosa, porque vós estais certos de obter, como preço de vossa fé, a salvação de vossas almas." (1Pd 1,8-9). . Paz e Bem! . Frei Fernando Maria OFMConv. Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 29/04/2025
Comentários
|